O programa sócio cultural Cariúnas é mantido pela ONG-Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, que atende crianças e adolescentes, entre 7 e 18 anos de idade. O Cariúnas nasceu, há 26 anos, um dos pontos principais defendidos pela idealizadora Tânia Cançado, era o desejo de oferecer às crianças oportunidades para que desenvolvessem amplamente suas habilidades artísticas. Desta forma o Cariúnas adotou uma filosofia de ensino interdisciplinar que integra música e dança, com o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades motoras, afetivas, cognitivas e sociais dos seus alunos.
- Durante a semana horário extra escolar, 270 crianças participam de uma programação intensiva de aulas de música, dança e instrumentos, desfrutando todos de um espaço estimulante e humanizado.
- As origens do projeto remontam ao trabalho de extensão realizado na Escola de Música da UFMG pelo Centro de Musicalização Infantil e ao projeto “Criança e Música”, parceria da mesma Escola de Música com a Fundação CDL de BH.
IDEALIZADORA E FUNDADORA DO PROJETO CARIÚNAS:
Tânia Mara Lopes Cançado, (In memoriam - 2016) foi pianista e Doutora em Educação Musical pela Shenandoah University, USA. Se apresentou em recitais de músicas brasileiras nos Estados Unidos, Europa, e nas principais salas de concerto do Brasil. Gravou os Cds: Conexão, Especial Tânia Cançado, e Tributo a Ernesto Nazareth, indicado ao Prêmio Sharp em 1994. Foi diretora da Escola de Música da UFMG de 1990 a 1994, e Vice-diretora no período de 1986 a 1990. Em 1985 criou e dirigiu o Centro de Musicalização Infantil da mesma escola, em 1988 implantou o Projeto Criança e Música em creches da periferia de Belo Horizonte, apoiado pela Fundação CDL Pro Criança. Em 1997 fundou a ONG Sociedade Artística Mirim, responsável pelo Projeto CARIÚNAS, do qual também foi a sua idealizadora, que funciona há 26 anos.