O Cariúnas teve o seu início no ano de 1997, funcionando em espaço cedido pela instituição SEJA, em 2002 alugou uma pequena casa no bairro 1º de Maio, podendo assim ampliar o seu atendimento. Em 2007 se transferiu para o Parque Escola Cariúnas, espaço construído em terreno doado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em especial com recursos do BNDES, além da colaboração de empresas, instituições e pessoas. O Parque Escola Cariúnas conta com 20 salas, teatro para 150 lugares, construído com o apoio das empresas Usiminas e Cemig, bem como de uma quadra de futebol society construído com a contribuição da Valourec Tubes e da Pró-vida.

A equipe de professores Cariúnas é formada por profissionais graduados em música e em dança, acompanhados por uma direção pedagógica e administrativa. Contamos também com a participação de estagiários, vindos através do projeto de extensão universitária da Escola de Música da UFMG e da Escola de Educação Física. Com isto, o Cariúnas acrescenta mais uma vertente ao seu propósito: a de contribuir para a formação universitária nas áreas artísticas e esportivas.

Nestes 26 anos de história, o Cariúnas transformou o caminhar de vários alunos. Só nas artes, somam-se 25 alunos, que hoje são profissionais formados em música ou em dança. Muitos voltaram ao Cariúnas, sendo hoje parte de nossa equipe. Outros ainda estão em formação nas mesmas áreas, tendo sempre que necessário o apoio da nossa instituição, mantendo viva as sementes que um dia foram plantadas em seus corações.

Leia mais...

O planejamento dos conteúdos do Cariúnas é feito anualmente. O programa em vigor é composto por disciplinas obrigatórias. São elas: Musicalização, criatividade, instrumentos, canto coral, práticas de conjuntos e dança, de forma integrada.

No esporte, o Cariúnas oferece a Escola de Futebol Society.

Em função da metodologia Cariúnas, implantada no projeto, as aulas semanais de cada área têm maior liberdade de conteúdo, pois são planejadas também de acordo com as demandas dos alunos. São por meio das avaliações dos professores, que são delineadas as atividades para o atendimento dessas demandas, sem perda de foco no plano maior.

O projeto Cariúnas foi criado para atender alunos a partir de 7 anos de idade, oferecendo uma rica vivência das várias expressões artísticas e culturais. No início do projeto, as aulas coletivas de canto Coral e dança satisfaziam a todos. Com a expansão do Projeto Cariúnas e a chegada da adolescência desses jovens foram necessárias criar melhores condições para o atendimento das suas ansiedades e necessidades artísticas. Por:

Em 2000 foi então implantado o ensino integrado entre música, canto, dança e criação artística, bem como o ensino específico de alguns instrumentos. A rapidez com que esses jovens respondiam ao ensino das artes, a autoestima cada vez mais crescente, e a confiança no futuro que cada um apresentava, mostrou aos educadores a necessidade de uma maior consciência sobre essa formação holística dos jovens, trabalhando o ser humano de forma integral: corpo, mente e espírito.

Leia mais...

A filosofia de trabalho do Projeto Cariúnas tem atraído a atenção de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, em especial as áreas de música, teatro e psicologia. Vários estudos têm sido desenvolvidos em universidades do Brasil e de outros países (ex: EUA e Itália).

Veja alguns dos trabalhos publicados. Para maiores informações sobre seus autores, entre em contato conosco.

Leia mais...